Capital Humano: entenda o seu valor dentro das empresas

capital humano

Nesse texto vamos apresentar:

O capital humano é um conjunto abrangente de práticas e ferramentas utilizadas para recrutar, gerenciar e desenvolver colaboradores. Assim, ele também é visto como uma abordagem de gestão de recursos humanos que vê os colaboradores como ativos a serem investidos e gerenciados para maximizar seu valor de mercado.

Portanto, hoje, iremos falar sobre a sua definição, exemplos e como fazer a gestão do capital humano. 

O que é capital humano de uma empresa?

Podemos definir o capital humano como o conjunto de competências, comportamentos, conhecimentos e habilidades que o conjunto de profissionais de uma empresa têm para exercer suas funções no trabalho. 

Dessa forma, essas atribuições são tarefas inerentemente humanas de desenvolver determinadas atividades, realizar o trabalho de modo a produzir valor econômico e gerar inovação. Isso, causando melhorias em processos, produtos e serviços. 

Esse conceito foi cunhado pelo economista Theodore Schultz, durante seu trabalho no Centro de Estudos Avançados das Ciências do Comportamento, na década de 1950. Seu objetivo era explicar a origem do aumento na produtividade de empresas na época. 

Dessa forma, ele estabeleceu uma relação entre a educação e uma maior eficiência no trabalho, concluindo que, quanto mais bem preparados os empregados, maior o capital humano da empresa.

Sendo assim, gerenciar adequadamente esse recurso tem impacto direto no crescimento de uma empresa. E para fazer isso, o gestor é responsável por perceber quais as demandas da equipe, por desenvolver o potencial de cada um e promover um bom clima organizacional.

Exemplos de capital humano

Alguns dos exemplos de capital humano são:

  • Hard Skills: baseados na educação superior (bacharelado, pós-graduação, mestrado e doutorado), ensinos técnicos, cursos e outras experiências;
  • Soft Skills: como pontualidade, comprometimento, resolução de problemas, gestão de pessoas e habilidades de comunicação;
  • Clima da empresa;
  • Cultura empresarial.

Qual a importância do capital humano?

O desenvolvimento competitivo de uma organização depende exclusivamente de seus recursos internos, sendo o principal deles o capital humano. 

Assim, realizar uma boa gestão de pessoas e desempenhar é cada vez mais importante para as organizações. No longo prazo, o crescimento econômico das empresas dependerá, em grande parte, das melhorias no capital humano.

Por mais que você não se dê conta disso, a gestão desse ativo acontece no dia a dia das empresas. Assim, basta acompanhar a evolução de um profissional ou o esforço envolvido na substituição de colaboradores em posições estratégicas para a companhia.

Você pode rever a sua própria trajetória profissional e observar como o aprendizado técnico, comportamental e as tuas experiências contribuíram para o seu amadurecimento. Com esse avanço, você consegue fazer atividades de maior valor, de forma mais rápida e em maior qualidade.

Ao mesmo tempo, o capital humano que está na empresa não é uma posse dela, e se altera conforme mudam as pessoas da empresa. Um exemplo seria a saída de um colaborador importante. 

Ao sair, ele leva não apenas seu conhecimento formal, como também o aprendizado do dia a dia, que o permitiu fazer adequações para otimizar tarefas e resultados.

Mesmo que a companhia contrate alguém tão gabaritado quanto, haverá perda desse aprendizado. Assim, o novo funcionário precisará encontrar suas próprias saídas para realizar as tarefas e entregar resultados no dia a dia.

Vantagens de uma boa gestão de capital humano

Empresas que investem no seu capital humano  possibilitam uma considerável melhoria no grau de capacitação de seus colaboradores, elevam a sua satisfação e buscam aumentar a dedicação deles. 

Como resultado, isso reflete não apenas nos níveis de produtividade e qualidade, mas também na própria capacidade inovadora da empresa.

Além disso, empresas que investem no capital humano têm uma maior retenção de talentos, uma cultura e um clima organizacional otimizados e fortalecidos. Além disso, alcança um equilíbrio entre as expectativas da organização e dos colaboradores.

O que é capital humano e capital intelectual?

Pode haver uma confusão entre o conceito de capital humano e de capital intelectual, muito embora tenham suas relações e diferenças. 

O capital intelectual envolve questões que vão além do conhecimento adquirido pelo profissional, entrando em outras partes estruturais da empresa. Algumas delas, são:

  • O registro de marcas e da identidade visual da empresa;
  •  A patentes produtos e serviços realizados;
  • Todos os bancos de dados internos da empresa;
  • A sua rede de relacionamento.

Como adquirir capital humano nas empresas?

Adquirir capital humano nas empresas na prática vai significar a contratação de pessoas, o desenvolvimento da equipe existente, com treinamentos, capacitações, investimento em programas de capacitação e mentoria. Consequentemente, vêm a melhoria do ambiente da empresa. 

Como mensurar o capital humano nas empresas?

É difícil ter um indicador exato de capital humano da empresa, entretanto, pode-se medir fatores que interferem e estejam relacionados com ele. Os mais comuns são:

  • Nível de educação: saber quantos funcionários tem educação fundamental e média, superior, pós-graduação ajuda a entender o perfil da equipe e dá indícios se temos um perfil mais operacional, tático ou estratégico, em quais vagas ou setores estamos com baixo nível de educação, entre outros;
  • Formação profissional: mensurar quantos cursos, capacitações e outras formações os funcionários têm. Em algumas posições isso pode ser requisito para exercer a função;
  • Participação em cursos: algumas empresas cobram uma capacitação continuada dos seus funcionários, medindo em quantos cursos cada um tem participado; 
  • Índices em avaliações de desempenho: Além do feedback, algumas empresas desenvolvem avaliações de desempenho com notas objetivas, que podem servir de avaliação da equipe; 
  • Pesquisas de clima: nesse caso o objetivo é medir o clima da empresa num geral, que influencia na capacidade de execução dos funcionários, além de oferecer insights sobre demandas da equipe.

4 maiores desafios da gestão de capital humano

Recrutamento e seleção

Atrair as pessoas certas para as vagas da empresa é o primeiro desafio das empresas. É importante ter capacidade de atrair diversos talentos com os pré-requisitos e características desejados, que serão analisados durante o processo de avaliação.

O principal risco é contratar profissionais que não se enquadram ou não possuem interesse em desenvolver as competências necessárias para exercer uma posição de forma adequada.

Avaliação dos colaboradores

Uma vez que contratar os colaboradores, eles vão passar por um processo de onboarding e vamos inserir eles nos times e atividades que irão realizar. 

Ao longo do seu trabalho, o processo deve ser avaliado, seja com feedbacks sobre o que está sendo realizado comparado com o que se espera, seja com pesquisas para análise de desempenhos dele. 

Vamos formular essas pesquisas para medir o que é importante para a empresa e naquela função

Qualificação constante

Embora seja um princípio do desenvolvimento do capital humano, a qualificação de forma contínua representa um desafio para as empresas. 

Elas devem identificar como incentivar isso, seja com capacitações internas, seja com profissionais capacitados próprios ou cursos contratados. Assim, até fomentar a participação em eventos, cursos ou fazer alguma pós-graduação. 

Muitas vezes os próprios funcionários indicam cursos que gostariam de fazer, os gestores podem procurar com benchmark  colhendo dados do mercado 

Plano de carreira

Uma das maneiras de garantir motivação por parte da equipe é apresentar um plano de carreira, oferecendo a ele as oportunidades de crescimento na empresa. 

Esse plano deve mostrar quais são os caminhos possíveis a serem percorridos na empresa, oferecendo uma dimensão de como ele pode crescer profissionalmente alí. 

Por fim, se possível incluir critérios e requisitos para avançar na carreira, tangibilizando o que precisa ser feito para crescer ali dentro.
Gostou do nosso conteúdo? Então você também vai se interessar pelo nosso material sobre Pesquisa de Clima Organizacional e receba, também, o nosso modelo de aplicação!

Publicado por