O Clima Organizacional é uma das principais pautas quando falamos de Gestão de Pessoas. Você olha para a satisfação e motivação dos seus colaboradores de maneira estratégica?
Muitas vezes nos deparamos com gestores que não ouvem suas equipes, e por consequência, perdem talentos para outras empresas. Se precisamos de pessoas para que nosso negócio prospere, porque não as ouvir e buscar melhorar nossa empresa a cada dia?
Monitorar e ter ciência dos sentimentos que estão pairando entre os colaboradores vai propiciar um ambiente de maior desenvolvimento e de melhoria contínua.
Portanto, abordaremos ao longo do texto a forma de mensurar o clima organizacional. Assim, também traremos alguns insights que você poderá ter ao aplicar a pesquisa de clima organizacional de maneira assertiva.
O que é clima organizacional?
Clima organizacional, nada mais é do que os sentimentos e percepções daqueles que integram a equipe de uma empresa, a respeito do ambiente de trabalho que estão inseridos.
A partir desse dado, é possível entender – e de certa maneira, prever – como uma notícia ou mudança irá repercutir entre os colaboradores. De acordo com a complexidade e tamanho da empresa, é possível que se analise o clima geral e também por setores ou áreas.
Mas como saber o que preciso modificar no ambiente de trabalho? Quanto maior e mais diversa for a sua equipe, mais complexo – e possivelmente com percepções mais variadas – serão as respostas obtidas. E é difícil acatar a todas as mudanças propostas para agradar a todos.
No entanto, um bom clima organizacional não é sobre agradar, no sentido de bajulação, a um grupo de colaboradores. Além disso, é sobre ter um ambiente equilibrado, com relações onde o respeito é predominante e que a equipe se sinta à vontade para elogiar e também criticar tudo aquilo que julgar pertinente.
É importante destacar que olhar para o clima da empresa não é uma tarefa só do departamento de recursos humanos – ou da área de pessoas – e nem somente dos gestores de áreas. O olhar de ambos sobre o resultado da pesquisa de clima organizacional vai permitir que não aconteçam miopias na análise de seus resultados.
O que é pesquisa de clima organizacional?
Como coletar e reunir estes sentimentos e percepções que os colaboradores têm acerca do ambiente de trabalho? Através da aplicação de pesquisa de clima organizacional.
Ela é a ferramenta mais importante para qualquer empresa identificar e mapear o que acontece no ambiente de trabalh. A pesquisa de clima serve também para saber quais são os efeitos sobre os colaboradores e suas relações interpessoais.
Alguns assuntos que podem (e devem!) ser abordados são estrutura física, liderança, relações interpessoais, ambiente de trabalho e a própria percepção a respeito da estratégia do negócio.
Mas, acredite, os resultados não virão se sua empresa não tiver maturidade e alinhamento estratégico claro para lidar com o diagnóstico obtido.
Cultura e clima organizacional: qual a diferença?
A cultura de uma empresa fala muito sobre a forma de agir e pensar que os gestores e colaboradores têm em comum. Os valores e o propósito da organização também estarão presentes na cultura da empresa, assim como hábitos e crenças que sejam compartilhadas e exercidas no dia a dia.
Podemos dizer que a cultura de uma empresa tende a ser algo forte, estrutural e que não será facilmente modificada, mas sim revista e restabelecida a médio prazo. A cultura é a responsável por conectar pessoas ao propósito da empresa.
Andando ao lado da cultura, o clima organizacional pode – e vai – variar constantemente. Ele é quase como uma fotografia do momento atual, e irá depender muito mais das atitudes de todos que fazem parte da composição do ambiente de trabalho, do que de definições e atitudes pontuais.
Um clima organizacional ótimo também será reflexo de uma cultura coesa e que faz os membros da equipe se identificarem e sentirem-se parte de algo que vai além do cargo ocupado.
Ambos aspectos são extremamente importantes e sem dúvida, estão presentes em todas as empresas, andando lado a lado. Se você ainda não olha para os processos de clima e cultura talvez não consiga defini-los hoje, mas sem dúvidas eles existem e podem estar impactando negativamente o seu negócio, pela falta de olhar estratégico.
Tipos de clima organizacional
Não existe mistério quando se fala nos tipos de clima possíveis. Ou o clima é bom, médio ou ruim.
Podemos considerar que o clima de uma empresa é ruim quando as pessoas não confiam nas suas lideranças, não veem perspectiva de crescimento, e muitas vezes, não tem identificação com o negócio. Aqui é provável que a empresa tenha muito a desenvolver em diversos pontos de organização e estruturação do negócio.
Já um clima médio, é aquele onde as pessoas não gostam e nem desgostam de estar naquele ambiente – indica que, por exemplo, uma proposta de salário melhor é suficiente para que ela saia da empresa. É possível que ainda sejam necessários alguns ajustes em pontos específicos – e que demandarão esforços pontuais para resolvê-los.
Um clima organizacional bom é aquele que todos almejamos. A empresa tem um ambiente de harmonia, com pessoas bem remuneradas e que conhecem o propósito da empresa – e compartilham do mesmo.
Não se engane pensando que não há nada para ser melhorado, esse inclusive é um grande erro que muitas empresas cometem. Deixar de olhar para os pontos de melhorias – e de novas práticas – que os colaboradores podem estar sugerindo.
Como identificar o clima organizacional?
Talvez hoje você já tenha uma vaga noção do clima da sua empresa, mas só terá certeza quando ouvir seus colaboradores. Não há nada melhor nesse sentido do que aplicar uma pesquisa de clima – que pode ser conduzida pelo gestor do negócio, ou do RH, ou ainda por empresas externas.
É importante que haja uma certa frequência na aplicação da pesquisa. Na 4CINCO, acreditamos na aplicação semestral. A estrutura da pesquisa também não deve ter variação a cada aplicação – isso vai dificultar, e muito, a análise e o entendimento se melhoramos algum ponto ou não. Caso você queira questionar alguma ação pontual que aconteceu no período, recomendamos que seja feita uma pesquisa isolada.
Indicadores de clima organizacional
A pesquisa de clima poderá nos trazer diversos indicadores, e tudo irá depender das perguntas que fizermos. Alguns indicadores que não podemos deixar de obter são: o clima organizacional, motivação para permanecer na empresa pelos próximos 12 meses, satisfação com o ambiente e satisfação com remuneração, benefícios e desenvolvimento.
São esses indicadores que irão nos possibilitar escolher quais os projetos estratégicos relacionados à estrutura de pessoas que devem ser prioridades.
Isso trará um reflexo grande na nossa taxa de retenção de colaboradores, que significa basicamente que as pessoas não deixam a nossa empresa. Portanto, nossos processos seletivos são com caráter de expansão, e não substituição.
Benefícios de fazer pesquisa de clima organizacional
Existem diversos benefícios de se conhecer o clima organizacional da sua empresa. Já que é uma ferramenta para conhecer o que os colaboradores pensam do ambiente de trabalho, o primeiro grande benefício é ter clareza sobre o que melhorar.
Outro grande benefício é poder trabalhar a sua marca empregadora. Uma empresa que tem boa reputação com seus funcionários, terá muito mais facilidade de expandir seu time.
Quer saber mais sobre como aplicar e analisar a pesquisa de clima da sua empresa? Faça download do nosso e-book Pesquisa de Clima Organizacional e receba, também, o nosso modelo de aplicação!