Liderança: conheça atitudes transformadoras de um bom líder

mapeamento de processos

Nesse texto vamos apresentar:

Você sabe dizer o que é liderança? 

Liderar é a capacidade de inspirar, motivar e influenciar pessoas por meio da comunicação, do protagonismo e da execução. Nesse sentido, existem diferentes tipos de liderança. Cabe a você entender a que melhor se adequa ao negócio e a maturidade do time. 

No entanto, as competências de liderança são como qualquer outra habilidade – ou seja, possíveis de serem desenvolvidas.

Programas contínuos de treinamento de liderança ajudarão a desenvolver essas habilidades. Inclusive, esses treinamentos podem e devem começar bem antes de assumir a cadeira de gestor.

O que é liderança?

Primeiramente, liderança é, por definição, capitanear um grupo de pessoas em torno de um propósito. Assim, influencia seus comportamentos de forma positiva e fazendo com que todos tenham a clareza do objetivo e que se sintam motivados para atingi-lo.

Dessa forma, é o líder que deve dar o direcionamento para o time, e é ele quem deve garantir que os papéis e resultados estejam claros para todos.

Para que você seja bem-sucedido enquanto líder, primeiramente deve conhecer bem a sua equipe, a empresa e suas operações. Só assim será possível ter entendimento suficiente da situação para conseguir alocar o seu time da maneira mais otimizada e promover a melhor versão de cada um dos colaboradores. Para liderar de forma eficaz, é primordial que exista  uma preparação e um conhecimento sobre o ambiente.

A comunicação com eficiência, o desenvolvimento de relacionamentos e colaboração com as equipes criará uma base sólida para habilidades de liderança. Assim, resultando em uma cultura na qual todas as pessoas sejam capacitadas e sintam que fazem parte de algo maior, do propósito da empresa.

Qual o papel de um líder?

O papel de um líder envolve:

A criação de um ambiente seguro

Um ambiente seguro, de confiança e respeito, precisa ser criado, e dois fatores são necessários para conquistá-los: a ética e a capacidade de comunicar expectativas com clareza.

Quando as pessoas confiam na liderança, elas tendem a compartilhar novas ideias e se comunicar com liberdade. Esse comportamento abre as portas para a criação de um ambiente de trabalho inovador e colaborativo.

O empoderamento das pessoas para performar

Os líderes devem definir metas e dar instruções claras. A partir disso, devem capacitar suas equipes para tomarem as decisões necessárias para conquistar a meta. Neste contexto, o microgerenciamento não é eficaz, pois limita o potencial, cria ineficiências e evita a evolução de pessoas e equipes.

A força de trabalho empoderada é mais produtiva, mais motivada e terá maior satisfação no trabalho.  

A conexão com a organização

Líderes impactam diretamente através do desenvolvimento de uma empresa unificada e conectada. Os melhores líderes promovem uma comunicação aberta e se esforçam para que os sentimentos de sucesso e fracasso sejam partilhados por todos.

Quando as pessoas sentem que são participantes no sucesso do grupo, elas demonstram mais proatividade e engajamento. 

A promoção da Aprendizagem Organizacional

Os líderes devem demonstrar flexibilidade, serem abertos a novas ideias e tentarem continuamente melhorar as condições para todos. Garantir um ambiente seguro para que aconteçam erros é um aspecto importante da aprendizagem organizacional.

Quando as pessoas percebem que têm liberdade para testar novas ideias e que não serão punidas caso algo dê errado, elas tendem a assumir mais riscos. Com isso, são esses erros que promovem a inovação e ampliam a vantagem competitiva da organização

O incentivo ao crescimento individual

O sucesso de uma empresa no longo prazo depende da preparação de sucessores  e da melhoria contínua. Para isso, os líderes devem se comprometer com o treinamento contínuo dos colaboradores. Líderes que investem no crescimento das pessoas são recompensados com maiores índices de desempenho e lealdade à empresa.

Qual a importância de uma boa liderança?

A cultura organizacional é a combinação entre atitudes, comportamentos, missão, valores e expectativas. Além disso, ela move toda a equipe de uma organização, ela é o pilar que sustenta o desempenho da empresa no passar dos anos.

A importância de um bom líder está vinculada a difundir e ser o guardião dessa cultura, garantindo a unidade e a retenção e atração de talentos, influenciando no sucesso da organização.

Uma cultura forte faz com que os membros da equipe tenham valores alinhados, fazendo com que eles se sintam mais à vontade para trabalhar entre si. Além de apoiar diversas decisões no dia a dia, como na contratação de pessoas.

Ter um propósito bem definido e desdobrado na rotina faz com que a equipe tenha um norte, auxiliando na motivação. Além disso, direciona suas decisões diárias, e manter isso vivo dentro da empresa é responsabilidade dos seus líderes.

Assim sendo, boas lideranças garantem que o grupo tenha sempre em mente o caminho que a instituição quer seguir e defina metas e objetivos. Caso tudo isso seja alcançado, contribuirão com a organização para se aproximar do seu propósito.

Afinal,  a importância do líder é gerar resultados positivos para a organização por meio do estabelecimento de metas claras e alinhadas aos objetivos do negócio e conduzir a sua equipe para o atingimento delas.

Assim sendo, as lideranças devem tomar decisões que, por mais que às vezes impopulares, visam gerar os melhores resultados para a empresa. Por isso, você como líder precisa ter em mente que todas as suas tarefas diárias são um meio para progredir em direção ao propósito da instituição.

Para entender se as lideranças de uma empresa estão sendo bem-sucedidas, é recomendável acompanhar alguns indicadores. Eles vão nos mostram um reflexo da eficiência dos líderes da empresa. Dentre eles, os principais são:

“Índice de turnover”

Expõem a rotatividade de pessoas dentro da empresa. Esse indicador, reflete a capacidade de retenção de colaboradores. Assim, vai falar sobre a motivação e a visão de crescimento dos mesmos dentro do negócio, garantir esses pontos é responsabilidade das lideranças.

“Faturamento por colaborador”

Esse indicador nos mostra se as pessoas estão sendo alocadas de maneira otimizada dentro das funções da empresa.

Caso esse número seja baixo, pode ser um sinal de que a equipe está ociosa, o que poderia influenciar uma decisão de diminuição de time. Além disso, pode indicar que os colaboradores estão exercendo papéis que não promovem o maior rendimento deles.

Assim sendo, pode dar um direcionamento de que o líder não está exercendo a tarefa de alocação e incentivo ao crescimento individual da maneira mais eficaz.

“Pesquisa de clima”

Esse dado nos mostra o nível de satisfação dos funcionários em relação ao clima da empresa, que é reflexo da cultura e da motivação deles dentro do negócio. Portanto isso também é responsabilidade do líder garantir o contentamento dos seus liderados em relação a esses pontos.

Sendo assim, caso essa pesquisa apresente resultados abaixo do esperado, é um indício de que a gestão de pessoas não está sendo feita da melhor maneira pelas lideranças do time.

Tipos de liderança

Muitos gestores supõem erradamente que o estilo de liderança tem mais a ver com uma personalidade do que com uma posição estratégica. Em vez de escolherem um estilo que se encaixe em seu temperamento, deveriam se perguntar qual estilo atende melhor às exigências de determinada situação.

Os melhores líderes não conhecem apenas um estilo de liderança, estão capacitados para vários e têm a flexibilidade de mudar de estilo segundo as circunstâncias.

Existem diversos tipos de liderança, que podem ser aplicados, de maneira mais proveitosa, em diferentes contextos, sendo os principais deles:

Liderança Situacional

Consiste em uma gestão de pessoas que se adapta de acordo com o contexto dos colaboradores e da própria empresa.

O comportamento do líder, nesse caso, pode variar de acordo com a maturidade profissional dos seus liderados, exigindo dessa liderança uma capacidade de leitura e de adaptação a diferentes cenários.

Liderança Autocrática

Esse modelo de liderança, diferente do anterior, tem como característica um modelo de gestão rígido, que não se adapta às diferentes situações.

O líder mantém um rígido controle sobre a equipe e não dá liberdade para seus colaboradores nas tomadas de decisão

A principal vantagem desse estilo de liderança é um maior controle sobre os processos da empresa, em contrapartida, as restrições acarretam em uma falta de motivação da equipe devido à ausência de desafios e poder de decisão.

Contudo, esse tipo de liderança vem se tornando menos comum, visto que, nos últimos anos, têm ficado cada vez mais evidentes os benefícios de dar autonomia para a equipe.

Liderança Liberal

Consiste em uma liderança descentralizada, que permite que os membros da equipe tomem decisões sozinhos, o que tira o foco do poder da empresa em poucos indivíduos.

Esse estilo de liderança resulta em uma equipe motivada, por enxergar oportunidades e se sentir livre para inovar dentro da empresa.

Quais as características de um bom líder?

A maioria dos líderes bem-sucedidos são fortes nas seguintes competências da inteligência emocional: autoconhecimento e autocontrole.

Essa combinação de fatores emocionais faz com que enfrente situações difíceis com mais calma e sabedoria, requisito determinante para a atuação de uma liderança, visto que, nesse cargo se toma decisões complexas diariamente.

Para um líder exercer bem a sua função, também é importante que ele tenha uma boa comunicação e uma boa relação interpessoal. Isso fará com que ele consiga passar os direcionamentos e deixar claro o papel dos colaboradores dentro da empresa.

Essas qualidades contribuem para o carisma dentre o grupo, resultando em uma equipe mais fiel a ele. Além disso, essas características aumentam o seu poder de persuasão, sendo essenciais no contato com clientes e fornecedores, auxiliando em negociações e nas apresentações de propostas.

Conheça os integrantes da equipe

Um pré-requisito para exercer, com sucesso, o papel de líder é conhecer bem os integrantes da equipe, visto que pessoas são o maior ativo de uma empresa e é importante saber como ajudar os colaboradores a melhorar seus desempenhos e explorar seus potenciais.

Para uma organização, é importante reter os seus colaboradores, é mais eficaz achar soluções dentro da própria empresa do que precisar contratar outras pessoas, pois já passaram dos primeiros passos da curva de aprendizado e evita uma alta rotatividade de funcionários.

O colaborador se sente valorizado quando o líder sabe da sua situação e se preocupa em orientá-lo. Por isso, uma liderança deve ter vasto conhecimento sobre cada um de seus liderados e fazer a gestão da sua equipe da melhor maneira possível.

O líder também deve estar constantemente se atualizando e buscando conhecimento. Isso garante que ele tenha maior domínio e saídas para enfrentar situações adversas, além de influenciar seus colaboradores a criarem o mesmo hábito, visto que a melhor maneira de influenciar pessoas é por meio do exemplo.

Por fim, é papel da liderança, também, reconhecer os méritos da sua equipe e comemorar as suas pequenas conquistas.

Isso faz com que aumente o estímulo dos colaboradores para arriscarem e inovarem visando atingir seus objetivos.

Isso resulta em, além de um grupo motivado, uma cultura de inovação que ajuda no crescimento e aumenta o potencial competitivo do negócio.

Como desenvolver uma boa liderança?

  Como antes dito, liderar é uma habilidade que, assim como todas as outras pode ser desenvolvida e existem diversos métodos, práticos e teóricos que ajudam nisso, como:

  • Estímulos dentro da própria empresa: organizações muitas vezes se preocupam (e devem) em formar novas lideranças, e isso pode ser feito por líderes já consolidados, encorajando membros da equipe a capitanear iniciativas, a assumir novos projetos e a desenvolver aptidões como comunicação, por exemplo.
  • Leituras: procurar conteúdos relacionados a liderança por meio de livros contribui para adquirir conhecimentos que apoiam na execução do papel de um líder.
  • Cursos: existem muitos cursos, tanto online quanto presenciais que apresentam conteúdos, muitas vezes voltados à prática, relacionados à liderança, o que pode ser interessante para o desenvolvimento dessa habilidade. 

3 livros de liderança para conhecer

Existe uma literatura vasta quando o assunto é liderança, é possível achar livros que abordam a história e diferentes áreas desse tema tão debatido. Aqui seguem três exemplos que tratam de diferentes conteúdos a esse respeito dessa temática:

“Comece Pelo Porquê: Como Grandes Líderes Inspiram Pessoas e Líderes a Agir”- liderança com propósito

Neste livro, o autor Simon Sinek nos mostra que, o principal diferencial dos grandes líderes por trás de empresas de sucesso é o fato de eles liderarem com base nos seus propósitos de vida.

Em tese, quando você vivencia o seu propósito no dia a dia, você tem um maior poder de inspirar as pessoas ao seu redor e mantê-las motivadas.

Na obra, Simon cita algumas figuras ao longo da história que apresentam essa característica, entre elas, Steve Jobs e Martin Luther King, que se tornaram personalidades tão inspiradoras por acreditarem na causa daquilo que faziam, tinham um porquê muito bem definido.

“Paixão por vencer”

Este livro, escrito por Jack Welch e recomendado por Warren Buffet, uma das maiores referências dentro do mundo dos negócios, nos traz a importância da cultura e do desdobramento da visão e da missão dentro de uma empresa.

Jack defende que, para uma organização ser bem-sucedida, é necessário que haja uma missão clara e bem definida a ser seguida e que, com isso estabelecido, os valores são os comportamentos que levarão a equipe rumo ao sucesso.

Além disso, o autor nos traz os benefícios da prática de recompensas e punições para os funcionários, que as bonificações são estratégicas para encorajar o seu pessoal a inovar e correr riscos, em contrapartida, aquele colaborador que não estivesse alinhado com a missão e valores deveria sair de campo.

“Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”

Como já dito anteriormente, um dos principais papéis de um líder é a gestão de pessoas e, nesse livro, o autor, Dale Carnegie, apresenta recomendações de como se comportar em um relacionamento interpessoal para ter maior capacidade de criar empatia e influenciar os outros.

A obra nos traz formas de como ser um líder, como convencer os outros e de como fazer os outros gostarem de você. Muitos dos conteúdos trazidos no livro podem gerar insights que podem ser aplicados no dia a dia de um líder, tanto para influenciar de forma positiva e gerar uma maior simpatia da sua equipe, quanto para se relacionar com clientes e fornecedores.

Gostou do conteúdo? Então você também vai se interessar pelo nosso artigo sobre gestão de pessoas!

Publicado por