Uma empresa de capital aberto se refere a todas aquelas sociedades que têm suas ações listadas em qualquer uma das bolsas de valores que permitem a negociação de suas ações ao público comum, ou seja, qualquer pessoa pode vender ou comprar as ações da essas empresas do mercado aberto
Portanto, hoje, iremos falar mais sobre o que é, como funciona e exemplos de empresas de capital aberto.
O que é uma empresa de capital aberto?
Uma empresa pública – também chamada de empresa de capital aberto – é uma corporação cujos acionistas têm direito a parte dos ativos e lucros da empresa. Por meio da livre negociação de ações em bolsas de valores, a propriedade de uma empresa pública é distribuída entre os acionistas públicos em geral.
É importante ressaltar que todos os acionistas que decidem fazer parte da empresa, comprando uma fração específica dela, devem cumprir direitos e obrigações. Posteriormente, esses acionistas recebem parte dos lucros ou dos prejuízos que a companhia venha a ter.
Exemplo de empresa de capital aberto
Alguns exemplos de empresas de capital aberto são a Ambev, o Itaú e o Bradesco. Os acionistas se tornam sócios e possuem participação nos lucros e nas dívidas, conforme a quantidade de ações compradas.
Ambev
A Ambev é uma empresa de capital aberto, sediada em São Paulo, mas com atuações em todo o Brasil e no continente. No total, operam em 16 países das Américas (Antigua, Argentina, Barbados, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Cuba, Dominica, Guatemala, Nicarágua, Panamá, Paraguai, República Dominicana, Saint Vincent e Uruguai).
Itaú
O Banco Itaú é a empresa de capital aberto mais lucrativa da América Latina, segundo pesquisa da consultoria Economatica. O segundo lugar é do Bradesco, seguido por Ambev e Banco do Brasil.
Bradesco
O Banco Bradesco S.A. é uma empresa privada de capital aberto que presta serviços de operações bancárias.. Assim como outros grandes bancos, desenvolve como principais atividades produtos bancários como: contas correntes, operações de crédito e financiamentos. Na B3, é negociado com os códigos BBDC3 e BBDC4.
Empresa de capital aberto e fechado: entenda as diferenças
A principal diferença entre uma empresa privada e uma empresa pública é que as ações de uma empresa pública são negociadas em bolsa de valores, enquanto as ações de uma empresa privada não são. Se você é uma empresa pública, o que significa que está negociando em uma bolsa de valores, normalmente é necessário apresentar relatórios de ganhos trimestrais.
Essas informações são disponibilizadas aos acionistas e ao público. As empresas privadas, no entanto, não são obrigadas a divulgar suas informações financeiras a ninguém, pois não negociam ações em bolsa de valores.
Uma empresa de capital aberto pode mudar para capital fechado?
Uma empresa privada pode abrir o capital vendendo suas ações em um mercado público ou divulgando voluntariamente determinadas informações comerciais ou financeiras ao público. Muitas vezes, as empresas privadas abrem o capital por meio da venda de ações por meio de uma oferta pública inicial (IPO).
Uma vez que uma empresa é pública, ela está sujeita a requisitos rigorosos de relatórios por parte dos reguladores, bem como ao escrutínio dos acionistas que agora possuem uma parte da empresa.
Os requisitos de relatórios da empresa pública incluem:
- Demonstrações financeiras trimestrais e anuais.
- Eventos importantes que os acionistas devem conhecer.
- Declarações de procuração que descrevem os assuntos em que os acionistas podem votar.
- Divulgações sobre propostas de fusões, aquisições e outras transações.
Por que se tornar uma empresa de capital aberto?
Aumento de capital: a abertura de capital dá às empresas mais capital e liquidez para reinvestir no crescimento da empresa.
Valor de mercado mais alto: as empresas geralmente veem seu valor de mercado aumentar depois de abrir o capital devido à maior transparência e liquidez. Mas isso não é verdade para todas as empresas que abrem o capital.
Mais reconhecimento e reputação da marca: abrir o capital pode aumentar a visibilidade de uma empresa, o que pode ajudá-la a crescer ainda mais.
Gostou do conteúdo? Então você também vai se interessar pelo nosso artigo sobre estrutura de capital!