Metas: Como Definir e Alcançar em Sua Empresa

Nesse texto vamos apresentar:

Você cria metas para atingir os objetivos da sua empresa? E elas te ajudam na tomada de decisão? – Se não, você está perdendo a oportunidade de acompanhar resultados relevantes, motivar sua equipe e potencializar o sucesso do seu negócio.

Nesse artigo, mostramos a importância de criar metas eficazes e alinhadas com os objetivos da sua empresa e apontamos como traçar um plano de ação para atingi-las da melhor forma.

O que são metas? 

As metas são objetivos mensuráveis que indicam se atingimos os resultados desejados. No contexto empresarial, as metas desempenham um papel fundamental em direcionar as atividades e esforços de uma empresa.

Elas são essenciais para definição de prioridades, alocação eficiente de recursos e avaliação do sucesso dos maiores objetivos. O acompanhamento das metas permite uma avaliação objetiva do desempenho da empresa, possibilitando ajustes estratégicos conforme necessário.

Por que definir metas é crucial para sua empresa? 

Nós não podemos gerenciar aquilo que não podemos medir. Portanto, definir metas claras e eficazes é a melhor maneira de gerenciar sua empresa e orientar as tomadas de decisão – que sem metas, ficam ainda mais difíceis e menos assertivas.

Além disso, a definição de metas cria um ambiente mais transparente, onde os funcionários compreendem como suas atividades individuais contribuem para o sucesso geral da empresa. 

Essa compreensão do impacto de cada tarefa pode aumentar a motivação e o comprometimento, gerando em um ambiente de trabalho mais produtivo e focado em resultados.

A definição de metas não apenas direciona esforços, mas também estimula a inovação. Metas desafiadoras muitas vezes exigem abordagens criativas para serem alcançadas. Ou seja, cultivamos um ambiente de trabalho que busca sempre a melhoria contínua.

Portanto, a definição de metas:
-Facilita o gerenciamento da empresa;

-Auxilia as tomadas de decisão;

-Direciona esforços de todo o time e aumenta sua motivação e produtividade – mais adiante vamos detalhar este tópico;

-E incentiva a busca pela melhoria contínua.

Diferença entre metas e objetivos 

Diferente das metas, os objetivos são mais amplos. Eles indicam, de maneira geral, onde a empresa quer chegar. Enquanto as metas são criadas para mensurar de forma precisa o progresso da empresa em relação aos seus objetivos. De maneira simples: as metas são os objetivos divididos em partes menores e mais tangíveis para o desdobramento estratégico.

As metas direcionam o nível tático, e os objetivos o nível estratégico. Vamos usar como exemplo uma empresa que tem como objetivo expandir seu escritório no próximo ano. Isso é um objetivo de nível estratégico. Uma meta associada a isso seria aumentar a carteira de clientes em 30% nesses próximos 12 meses – nível tático.

Ou seja, não existe uma ferramenta sem a outra. Para exercer a gestão na sua melhor forma, precisamos de objetivos com metas claras e eficazes para que possamos fazer bom uso dessas ferramentas que, quando bem utilizadas, podem trazer ótimos benefícios para sua empresa.

Como definir metas eficazes para sua empresa? 

Adotar metas claras e alcançáveis é fundamental para um plano de ação sustentável. Isso porque, se não existe um bom desdobramento, e em sequência, um bom entendimento da meta, ela não nos ajudará a tomar decisões e nem a chegar mais perto dos resultados desejados.

As metas nos dizem como tomar decisões, onde investir recursos e como lidar com os desafios. Elas guiam nossas decisões, garantindo que todos na equipe estejam na mesma página e trabalhando juntos na direção certa. Portanto, tão importante quanto definir as metas, é garantir que elas são adequadas para o seu objetivo.

 Defina o seu objetivo  

Primeiramente, estabeleça com clareza o que deseja alcançar. Seja específico ao identificar seu objetivo principal. Defina uma temática e onde deseja chegar dentro de seus assuntos. Um bom objetivo deve estar relacionado aos norteadores estratégicos da sua empresa – missão, visão e valores.

Crie metas alinhadas com o seu objetivo

Boas metas devem estar diretamente relacionadas ao seu objetivo principal. E para garantir que são metas eficazes, vamos utilizar a metodologia SMART, que é um acrônimo em inglês para:

S – Específica: As metas devem ser claras, evitando ambiguidade e definindo exatamente o que você quer alcançar. Não hesite em associar números às metas.

M – Mensuráveis: Deve ser possível quantificar ou medir o progresso em direção à meta. Nós podemos fazer isso por meio de bons indicadores .

A – Alcançáveis: As metas devem ser desafiadoras, mas ainda alcançáveis. 

R – Relevantes: As metas devem estar alinhadas com seus objetivos gerais. Para saber se uma meta é relevante para o seu objetivo, podemos nos fazer a pergunta: se atingirmos essa meta, estaremos mais perto do objetivo principal?

T – Temporais: Estabeleça prazos ou limites de tempo para alcançar a meta. Isso ajuda a manter o foco no progresso contínuo.

Implemente as metas de acordo com sua estratégia 

Determine prazos e responsáveis. Como vamos acompanhar o seu progresso? Como vou comunicar para o time? – A implementação eficaz envolve a comunicação clara de objetivos. Portanto, defina um plano de ação de implementação das novas metas para a equipe, e não pule etapas ao explicar sua importância.

Metas para funcionários: Como e por que definir? 

Estabelecer metas específicas para os funcionários cria uma clareza sobre as expectativas para a sua função. Quando os colaboradores têm metas específicas, eles têm um entendimento claro do que se espera deles. 

Isso não apenas aumenta a eficiência, mas também cria um senso de propósito, pois os funcionários sabem como suas contribuições se encaixam nos objetivos globais da empresa.

Além disso, metas específicas permitem uma avaliação mais objetiva do desempenho individual. Com critérios claros para medir o progresso, os gestores podem avaliar de maneira mais precisa as contribuições de cada funcionário para o sucesso organizacional. Elas são fundamentais para motivar a equipe.

Isso tudo não só impulsiona a motivação, mas também aumenta o engajamento no trabalho. Funcionários motivados e engajados tendem a ser mais produtivos, criativos e comprometidos com os objetivos da empresa – o que gera um impacto positivo no sucesso do seu negócio.

-Funcionários envolvidos com a estratégia da empresa;

-Acompanhamento de desempenho;

-Aumento da motivação;

-Colaboradores produtivos e comprometidos.

Estratégias para alcançar suas metas 

​​O fator mais importante para o atingimento das metas é uma equipe engajada. E o primeiro passo para isso é uma boa comunicação e esclarecimento de objetivos. Assim, todos aqueles com envolvimento direto com os resultados da meta terão conhecimento de como contribuir da melhor forma e direcionar seu foco para esses resultados. 

Além disso, podemos dividir as metas em partes ainda menores – os ganhos rápidos. E então, perceber os resultados das metas em prazos mais curtos e manter a equipe motivada.

Depois de uma equipe engajada, precisamos acompanhar constantemente o andamento da meta por meio de indicadores-chave (KPIs). 

Como dizem no nome, eles devem indicar o progresso em relação aos resultados e guiar a tomada de decisão ao longo do período da meta. Ao monitorar de perto os KPIs, a equipe pode identificar rapidamente áreas de sucesso e identificar possíveis desafios antes que se tornem problemas significativos

Para finalizar, tão importante quanto medir as metas, é saber reajustá-las. Um período curto de três meses é suficiente para que haja mudanças na empresa – crescimento de equipe, expansão de lojas, novos serviços – e é fundamental que a estratégia e a gestão acompanhem essas mudanças. 

Uma abordagem flexível é um diferencial competitivo, permitindo que a empresa se ajuste rapidamente às mudanças e permaneça alinhada com seu Planejamento Estratégico.

De maneira resumida, para garantir o alcance das metas, você deve:

-Comunicar os objetivos e estratégia para a equipe;

-Desdobrar metas em ganhos rápidos;

-Implementar indicadores relevantes;

-E certificar que as metas acompanhem a estratégia.

Gostou do conteúdo? Aproveite e leia também nosso conteúdo sobre Planejamento Estratégico!

Publicado por