O mapa estratégico é uma das principais ferramentas quando falamos de gestão. Ele tem como objetivo aumentar a clareza dos objetivos e do planejamento estratégico da organização.
Assim, há quatro perspectivas para dividir, aumentando a visão sistêmica da empresa.
Portanto, iremos falar sobre a sua definição, seus benefícios e como implementar o mapa estratégico na sua empresa.
O que é mapa estratégico?
Primeiramente, um mapa estratégico é uma ferramenta de gestão que conecta objetivos estratégicos. É um dos elementos mais poderosos da estratégia, pois irá usar a ferramenta para comunicar como criar o valor para organização.
Durante o processo de planejamento estratégico da empresa irá criar o mapa. Ele é usado como referência durante as reuniões periódicas de aprendizado e revisão da estratégia utilizada.
Para que serve um mapa estratégico?
O mapa estratégico tem como objetivo indicar aos gestores qual deve ser o “norte” dos objetivos, que deve estar claro para que o planejamento estratégico do negócio de fato aconteça.
Além disso, os mapas estratégicos têm como efeito uma compreensão aos colaboradores em como os seus esforços contribuem para as metas estratégicas do negócio.
Assim, quando o time sabe que o seu trabalho tem uma grande contribuição para o todo, ele desenvolve muito mais confiança e motivação para continuar as suas tarefas.
Essa motivação do colaborador pode influenciar positivamente praticamente todas as áreas do negócio. Assim, cria uma sensação de pertencimento do negócio, ou também chamado de sensação de dono.
A importância do mapa estratégico dentro das empresas:
- Ele apresenta uma representação visual que é simples e de fácil entendimento. Assim, ele pode ser exibido nas suas reuniões de revisão de estratégia para que toda a organização consiga o interpretar de forma clara.
- Ele faz o colaborador entender os objetivos da organização de forma objetiva e metrificada. Dessa forma, quando o colaborador sabe quais são os objetivos estratégicos do negócio, ele terá uma visão muito mais correta do que deve ser realizado de fato.
- Ele permite que os gestores saibam quais elementos da sua estratégia precisam ser melhor desenvolvidos e elaborados. Quando as suas metas são apresentadas para o time em geral, é muito mais fácil a visualização do que precisa ser melhorado.
- Ele ajuda o gestor a ter uma maior visão sistêmica. Como, por exemplo, o Balanced Scorecard divide os objetivos em perspectivas: Processos, Pessoas, Financeiro e Clientes. Quando você analisa essas quatro perspectivas em um mapa estratégico, você consegue analisar como uma área afeta a outra diretamente. Portanto, o fracasso ou sucesso de um objetivo estratégico pode afetar todo ecossistema da empresa.
Quais são as vantagens de um mapa estratégico?
Une seus objetivos
Um mapa estratégico aglomera todas as metas em uma única estratégia, para que todos possam permanecer no mesmo objetivo, mesmo que operem em equipes/setores diferentes.
Melhora o alinhamento e a colaboração da equipe
Uma visão sistêmica reduzirá o atrito em seu negócio. É claro que as equipes têm seus objetivos, mas um mapa estratégico mostra a todos como as coisas se encaixam.
Com essa visão mais holística, seu time tem uma visão melhor para testar mais ideias que estejam alinhadas aos objetivos organizacionais.
Capacita os colaboradores a se tornarem melhores
Um mapa estratégico ajuda os colaboradores a se sentirem engajados porque ajuda o time em geral a entender melhor o impacto positivo de seu trabalho em uma empresa. Quando sua empresa compartilha informações com todos os colaboradores, isso lhes dá mais contexto, o que ajuda a melhorar o envolvimento e o foco.
O que é o mapa estratégico BSC?
Um balanced scorecard (BSC) é definido como um sistema de gestão que fornece feedback sobre os processos internos de negócios e os resultados para melhoria contínua do desempenho e dos resultados estratégicos.
O balanced scorecard é uma ferramenta de gestão estratégica que visualiza a organização de diferentes perspectivas, geralmente as seguintes:
- Financeiro:inclui medidas como lucro operacional, rentabilidade e retorno do investimento.
- Cliente: o que seus clientes experimentam e percebem, assim como o investimento em atendimento e retenção de clientes.
- Processo de negócios: analisa os processos internos de negócios que estão ligados aos objetivos estratégicos.
- Aprendizado e crescimento: como você promove mudanças e melhorias contínuas no negócio.
Como implementar o mapa estratégico nas empresas?
- Avalie quais são os pontos vitais do seu negócio: Para saber qual vai ser o norte da sua organização, tenha em mente a missão e visão da sua empresa. Esses norteadores estratégicos expressam qual é a razão do negócio existir e funcionam como uma bússola de qual caminho seguir.
- Desenvolva qual vai ser a sua estratégia: Quais atividades você precisará fazer para alcançar os objetivos estratégicos? Em quais setores a empresa mais precisa se desenvolver? E o principal: qual vai ser a sua proposta de valor que irá se diferenciar dos seus concorrentes? Analisar essas questões irão ajudar o desenvolvimento dessa estratégia.
- Crie o seu mapa estratégico: Agora, vamos elaborar os objetivos precisos para as quatro perspectivas do mapa estratégico. Aqui, é importante que não exagere na quantidade de objetivos estratégicos, para garantir que o foco esteja nos pontos vitais do negócio. Para construir, precisamos olhar para as perspectivas do: Financeiro, Clientes, Processos e Pessoas.
Além disso, ele tem como benefício:
- Facilitar a comunicação eficaz e consistente
- Direciona o foco em torno dos principais objetivos
- Facilita revisões estratégicas
- Garanta o alinhamento organizacional
Gostou do conteúdo? Então você também vai se interessar pelo nosso artigo sobre Visão Sistêmica!