Diferentes cenários, empresários e empreendedores, diferentes negócios e momentos, diferentes entendimentos e avanços em relação à gestão. Fatores como esses (e muitos outros!) impactam na trajetória de cada empresa. Ao mesmo tempo, em sua maturidade de gestão – em seu desenvolvimento no que diz respeito às tomadas de decisão e processos da gestão empresarial. É aqui que a Matriz 4CINCO entra.
Frente a essas reflexões, a 4CINCO desenvolveu o conceito de Maturidade de Gestão. Dessa forma é, uma métrica capaz de avaliar o nível de gestão que uma empresa detém. Com ela, além de identificar a situação atual da gestão empresarial, também é possível visualizar quais são os próximos desafios estratégicos que a empresa precisa atuar. Além disso, aqueles que ainda precisam ser resgatados – e, portanto, estão impedindo o negócio de crescer.
Nosso desafio, propósito e o que acreditamos é que a gestão deve ser mais acessível e prática para todas as pequenas empresas. A Matriz, nesse sentido, procura deixar essa jornada mais clara (e com crescimento mais acelerado!).
O que é Matriz 4CINCO?
A Matriz de Maturidade de Gestão, ou Matriz 4CINCO, é a base do método da 4CINCO. Ela traça o caminho de desenvolvimento das empresas vinculando os níveis de maturidade de gestão com todas as áreas da gestão. Ou seja: estratégia, financeiro, pessoas, comercial, operação e gestão.
Portanto, cada nível tem desafios específicos de cada temática, e que não podem ser “pulados”. Nesse sentido, existe um passo a passo do que precisa ser feito primeiro:
Para que serve a Matriz 4CINCO?
Ao longo da nossa trajetória, com mais de 150 empresas atendidas, foi possível identificar erros recorrentes e que fazem com que o caminho de crescimento seja maior do que o necessário.
A gestão é, na essência, resolver problemas “bons” que estão impedindo a empresa de crescer. Assim, o desafio é justamente saber exatamente qual é o problema.
Nesse sentido, o contexto da grande maioria dos empreendedores e empresários de pequenas e médias empresas é estar imerso na operação, sentindo as “dores” do negócio. Na grande maioria das vezes são apenas “sintomas” e não refletem o real problema que está impedindo a empresa de crescer.
O acontece, justamente por essa miopia sobre os problemas, é a execução de desafios de gestão de níveis de maturidade acima do nível no qual a empresa se encontra. Ou seja, há vários outros desafios que ela precisa resolver antes.
Porém, acaba executando projetos estratégicos que contemplam problemas de níveis bem acima (o que faz com que a organização não esteja “preparada” – não tenha maturidade! – para lidar com aquele desafio). Isso também resulta na dificuldade de olhar para as principais causas da sua estagnação (que são os desafios de maturidade que foram “deixados para trás”).
A Matriz 4CINCO, no entanto, procura deixar clara qual é a prioridade de execução e o que precisa ser feito para a empresa mudar de patamar. Dessa forma encurtar caminhos, crescer e expandir o negócio, saber exatamente o que precisa ser feito – esses são os benefícios de incluir a Matriz 4CINCO na rotina de gestão do seu negócio!
Como funciona a Matriz 4CINCO?
Entender, Estruturar, Desenvolver, Consolidar, e Expandir – esses são os níveis de maturidade que vão indicar onde a empresa está para cada temática.
Cada nível tem desafios específicos e eles podem ser cíclicos – ou seja, pode ser que a empresa tenha superado um desafio no nível “Estruturar” e, com o passar do tempo e mudança de contexto, esse desafio volte a aparecer na empresa. Gestão é método e processo e precisa acompanhar a complexidade do negócio.
Nível Entender
No nível de maturidade “Entender”, o principal objetivo é criar bases sólidas de conhecimento organizacional que tornarão todas as próximas etapas da evolução possível. Nesse momento, os papéis e funções dos sócios são fundamentais para a tomada de decisão – um dos maiores erros é terceirizar esses desafios, ou até mesmo “contorná-los”, sem efetivamente resolver.
Nível Estruturar
O nível “Estruturar” utiliza as bases da fase de entendimento e gera aprofundamento em todos os pilares da fase anterior. Assim, essa etapa vai garantir o melhor direcionamento dos recursos (e energia!) da empresa pelas definições importantes em cada um dos pilares.
Nível Desenvolver
A partir do nível “Desenvolver” a empresa começa a criar as bases para que o modelo de negócio possa ser expandido. A superação da fase de desenvolvimento acontece quando a empresa possui maturidade de gestão em cada uma de suas áreas suficiente para suportar um crescimento mais agressivo.
Nível Consolidar
No nível “Consolidar” o negócio está próximo de atingir sua visão inicial. E, para que isso seja possível, há uma série de desafios a serem enfrentados. Ao final da fase de consolidação, a empresa precisa estar pronta para expandir.
Nível Expandir
No nível “Expandir” o negócio está pronto para escalar. É possível que, nessa fase, resgatem-se desafios estratégicos de fases anteriores, por exemplo, o desenvolvimento de uma nova visão.
Como utilizar a Matriz 4CINCO?
Olhando para os desafios de gestão, é necessário se posicionar justamente naqueles que não tiveram resolução.
Entendendo o que “ficou pra trás” é possível identificar quais são os projetos necessários para resolução e crescimento do negócio – e, consequentemente, a maturidade de gestão da empresa. São nesses desafios que o papel dos sócios é indispensável – resolver os problemas para mudar o patamar do negócio.
Esse é um exemplo de um case da 4CINCO e os projetos que foram priorizados para o crescimento do negócio. Assim que foram finalizados, a maturidade de gestão da empresa passou a ser outra, e o crescimento foi consequência.
A gestão é cíclica e precisa estar sempre olhando para os próximos problemas estratégicos. Toda empresa que tem ambição de crescer, tem problema bom para resolver!
Para saber mais sobre a Matriz 4CINCO, baixe gratuitamente o nosso e-book sobre ela aqui 🙂