OKR: o que é, suas principais ferramentas e como aplicar nas empresas

okr

Nesse texto vamos apresentar:

Nesse artigo, iremos abordar diversas temáticas relacionadas às empresas em um contexto onde as OKR são fundamentais e facilitam a rotina de muitas empresas em prol dos resultados e metas. 

OKR: o que é

OKR é uma metodologia que foi desenvolvida nos Estados Unidos, mais especificamente na grande empresa Intel. Esse framework está muito atrelado às metas de empresas, colaboradores, etc.

A metodologia OKR, além disso, é uma estrutura de colaboração e de definição de desafios que suporta equipes e organizações a alcançarem suas metas por meio de resultados identificáveis e mensuráveis.

Mas o que significa essa sigla? A origem desse método de acompanhamento de resultados, como dito anteriormente, tem origem norte americana e – por isso – tem sua etimologia oriunda do inglês.

Objective and Key Results. Ou seja, “objetive” – muito similar ao português – de objetivo e “key results” são os chamados resultados chave. Dessa forma, iremos desenvolver mais sobre esse tema ao longo do texto.

OKR: exemplos

Mas você deve estar se perguntando como devem ser utilizados esses OKR’s nas empresas de hoje em dia, como é o acompanhamento para que seja utilizado essa metodologia.

Pois bem, em meio ao caos do dia a dia de inúmeras organizações, o framework dos objetivos e resultados chave, avançam fortemente para que esse acompanhamento aconteça de forma simples e satisfatória dentro da empresa. 

Dessa forma, para tangibilizar melhor esse formato de acompanhamento de desafios, destaco algumas formas em que as empresas utilizam em sua gestão.

Exemplo

uma empresa de odontologia tem dificuldades em diversas áreas, dentre elas, a falta de recursos vem sendo uma das pautas de maior dor durante a rotina de trabalho. Além disso, a falta de clientes acaba contribuindo para isso também.

Diante desse cenário, a empresa de consultoria em gestão dessa clínica odontológica, orientou aos sócios da organização que além de acompanhar o indicador de faturamento da empresa, tivessem outras medidas para metrificar e acompanhar os resultados.

Dito isso, a consultoria juntamente dos sócios, colocou como objetivo inicial “Aumentar o faturamento em 50%”. Essa frase consiste, inicialmente, na letra “O” da metodologia de OKR’s, ou seja, nosso objetivo já está sendo traçado.

No entanto, ainda temos as letras “K e R”, key results; essas, serão responsáveis para acompanhar e definir que vamos alcançar os objetivos, muito similar aos indicadores.

Sendo assim, os indicadores que foram definidos de forma que o objetivo fosse alcançado seriam faturamento. Além disso, há o número de clientes atendidos, número de clientes novos, custo de aquisição de cliente e ticket médio.

Assim, a partir dos objetivos que traçamos, podemos ter uma forma de se acompanhar o aumento desse faturamento. Isso será a partir de metas que foram definidas para cada um desses indicadores. E também, através de um projeto comercial, onde a gestão desses OKR’s será feita.

Quais os benefícios da metodologia OKR?

Como abordado anteriormente, a agilidade e facilidade do framework dos OKR’s são inegáveis. Além disso, podemos abordar inúmeros benefícios desse formato.

O primeiro deles, é o foco no objetivo. Aos estabelecermos um objetivo claro para a equipe e direcionar como vamos metrificar ele, auxiliar muito no atingimento do mesmo. Mas também, auxilia no foco do time em não ter distrações que possam impactar no resultado desse desafio que foi traçado. 

Outro benefício dos OKR’s é a transparência. Por mais que isso possa parecer algo não tangível, a transparência fica clara. Isso porque ao definirmos um objetivo e resultados chaves, estamos entendendo a onde a empresa quer chegar. Além disso, quais dificuldades ela está tendo e qual o objetivo de seus colegas, dos gestores, etc. 

Responsabilidade. Outro benefício importantíssimo que o framework auxilia é o de fomentar a responsabilidade do time e dos colaboradores. Esse ponto é muito relevante, devido principalmente a transparência que é proporcionada pela metodologia, ou seja, as pessoas se sentem mais responsáveis pelo atingimento das metas e quebra dos desafios.

Metodologia OKR: onde ela pode ser aplicada?

Pode-se aplicar a metodologia de OKR em todas as áreas de sua empresa, desde os recursos humanos até o comercial. Diante disso, vamos elencar exemplos de como é o funcionamento dentro de cada uma das áreas.

No cenário atual das empresas em que vivemos hoje em dia, uma das principais dificuldades da empresa está em contratar pessoas – não só técnicas, mas também, alinhadas à cultura da empresa. Isso, em muitas situações, acaba impedindo o motor de crescimento de vários negócios e o OKR pode ser uma forma de suportar essa dificuldade.

Assim, vamos ter dois exemplos para se aplicar facilmente à rotina, que seriam objetivo atrelados a retenção e contratação de novas pessoas. Exemplo: ter uma taxa de retenção de colaboradores acima 50% ou contratar 3 colaboradores novos por mês.

Área Comercial

A área comercial é talvez a que mais vai utilizar desses OKR’s: aumentar o faturamento, aumentar os leads, aumentar as conversões de prospecções são temáticas rotineiras nas áreas comerciais e pode utilizar facilmente a partir do framework.

Área de Projetos

Na área de projetos, por exemplo, também podemos aplicar de forma simples o método de OKR’s, assim, ao enxergarmos uma redução no Net Promoter Score, forma de acompanharmos como está sendo a entrega, viabilizamos internamente algum objetivo atrelado a aumentar as notas de NPS de cada projeto, para que assim tenhamos melhores entregas.

3 passos dos OKR’s

Por fim, destaco como deve ser feito o desdobramento das OKR’s em sua empresa a partir de 3 passos: definição de problema, definição de objetivo e resultados chaves.

O problema é identificado a partir de uma ou demais área a partir de um diagnóstico de uma dor que vem sendo latente ou – até mesmo – de uma meta que foi traçada no início do ano. Dessa forma, o segundo passo, após identificar o problema é traçar qual o objetivo vamos alcançar solucionar a dor.

Esse objetivo deverá se desenhar para ficar claro para toda a equipe e – tecnicamente falando – deverá se usar com um verbo no infinitivo, exemplo: aumentar o faturamento em R$ 100.000,00 por mês.

Depois de definir o objetivo, vamos desenvolver os resultados chaves, ser indicadores que vamos acompanhar para alcançar esse objetivo. Assim, ainda usando objetivo de faturamento, podemos ter como OKR’s, conversão comercial de maneira reativa e ativa.

Gostou do conteúdo? Então você também vai se interessar pelo artigo sobre Metodologias Ágeis!

Publicado por