CFO: o que é, o que faz e dicas para se tornar um

cfo

Nesse texto vamos apresentar:

Os diretores financeiros (CFO) desempenham um papel central em ajudar as organizações a navegar no complexo ambiente de negócios. Embora historicamente um CFO se concentrasse apenas nas finanças de uma empresa, as expectativas e demandas impostas aos CFOs mudaram e se intensificaram à medida que o mundo dos negócios evoluiu.

Nesse artigo, vamos falar um pouco mais sobre a definição de CFO e seus benefícios.

O que é CFO?

CFO. sigla em inglês para Chief Financial Officer é o responsável de uma empresa que tem como principal responsabilidade administrar as finanças da companhia. Isso inclui plano financeiro, gestão dos riscos financeiros, manutenção de registros e relatórios financeiros. Além disso, em algumas organizações, o CFO é responsável pela análise de dados, somando-se às tarefas anteriores.

Qual a diferença entre CFO e CRO?

O CFO e o CRO possuem um tema muito comum em suas rotinas: dinheiro. No entanto, esses dois cargos empresariais possuem grandes diferenças – tanto em seus papéis, quanto em seu propósito.

O principal propósito atrelado ao cargo de CFO está relacionado diretamente com a gestão das finanças da empresa e do orçamento da mesma. No entanto – antes mesmo de trazermos as principais características do cargo de CRO, precisamos saber de fato o que é este cargo. 

Chief Revenue Officer significaDiretor de Receita da empresa. Esse cargo,  diferentemente do CFO, procura trabalhar com o aumento das receitas da companhia, acompanhando os números do time de vendas e estando sempre próximo também do time de marketing.

Assim, por mais que ambos estejam responsáveis diretamente pelo resultado da empresa, acabam atuando de maneira distintas. O CFO, com as finanças e orçamentos, já o CRO, em busca do aumento de receita da empresa. 

O que faz o CFO numa empresa?

Ao entendermos a área de atuação da empresa em que o CFO fica responsável, já conseguimos imaginar quais são as principais entregas de quem está ocupando esse lugar. 

Dessa forma, podemos entender que o papel desse cargo acaba sendo duplo. Ou seja -, é responsável pelo controle/supervisionamento das atividades financeiras dentro da empresa, desde as atuações operacionais e contábeis. 

Junto a isso, tem um papel fundamental – alinhar a atuação do CEO da empresa – na busca de uma melhor estratégia financeira para a empresa. Assim, fazendo que as decisões não fiquem responsáveis no principal diretor da empresa e tomando decisões mais assertivas, em conjunto.

Além disso, uma entrega fundamental que é de responsabilidade do Diretor Financeiro é a gestão e acompanhamento do orçamento da empresa – atrelado aos indicadores financeiros. Assim, ao olharmos para as ferramentas financeiras e estruturas de análise, conseguimos ter um maior direcionamento para os gastos da companhia. Dessa forma, ao identificarmos algum problema financeiro, conseguimos corrigi-los rápido e de maneira estratégica.

Por fim, um tema que acaba não sendo percebido, mas que indiretamente afeta é a responsabilidade do CFO no sucesso com o cliente. Mas você deve estar se perguntando:

“Por que o CFO influencia na satisfação do cliente?”

Para isso, precisamos ir um pouco mais atrás nas atuações desse cargo. 

Ao ser responsável pelo controle de gastos da empresa e ter cuidado com o caixa da mesma, caso não tenhamos um acompanhamento dos gastos de todas áreas, talvez estejamos pecando em alguns investimentos, desde a etapa de consciência do potencial cliente até a etapa de geração de comunidade, onde – em todas essas partes da jornada do cliente, precisamos ter os recursos necessários para satisfazê-lo de forma única. 

Portanto, caso não estejamos investindo da maneira correta – algo que está intimamente atrelado ao cargo de CFO – talvez estejamos não agradando nossos clientes da melhor maneira possível.

Benefícios de um bom CFO

Em meio as principais responsabilidades de um CFO, conseguimos sim perceber quais são as vantagens de termos um CFO. No entanto, antes de nos aprofundarmos nesse macro tópico, precisamos sinalizar que muitas vezes não é porque temos um CFO que vamos alavancar nosso negócio. 

Esse tipo de cargo acontece em organizações com uma maturidade de gestão um pouco mais elevada, e não em meio a pequenas e médias empresas. Todavia, é fundamental que encontremos alguém responsável dentro da companhia para fazer certas tomadas de decisão com base no financeiro, orçamento e resultados (atividades essas que fazem parte da rotina de um CFO).

Como vemos trabalhando ao longo desse texto, o CFO interpreta dados financeiros atuais, passados e futuros e ajuda de forma singular no auxílio a tomadas de decisão juntos aos outros diretores da empresa. S

endo assim, muitas dessas tomadas de decisão são fundamentais para o desempenho da organização, como “Devemos lançar esse novo produto?”ou ”Podemos nos dar ao luxo de investir mais em gastos de marketing?”. 

Contudo, trazemos o primeiro benefício de termos um CFO: a tomada de decisão com base em dados financeiros, comparando cenários passados, presentes e estratégias futuras. Para que assim, consigamos melhorar ainda mais o desempenho da empresa.

Outro benefício muito importante, que está intimamente interligado a atuação de um CFO, é o auxílio a evitar erros financeiros e fraudes. Por mais que esse seja um assunto delicado, acaba sendo crucial para o resultado da empresa e quem é o principal responsável por esse cuidado é o Diretor de Finanças. Assim, por meio de ajuda ao setor contábil, o CFO supervisiona e evita erros que podem ser catastróficos para a companhia.

Quais as características de um bom CFO? 

Com base nos benefícios de CFO e – principalmente – relacionando as responsabilidades em que o cargo rege, podemos pontuar inúmeras características que são importantes para se tornar um bom CFO. Além disso, vale refletirmos que as características de um cargo – por mais que tenha o mesmo nome em diferentes organizações – acabam tendo algumas peculiaridades de companhia para companhia.

Contudo, a primeira característica fundamental de CFO está atrelada a skills de liderança que permita montar uma equipe de finanças e contabiliadade de sucesso. Assim, o Diretor Financeiro percebe quando deve adotar um novo contratado para contribuir ao time já formado e – como consequência – aumentar o desempenho dos mesmos. 

Outra característica muito importante para o CFO é o conhecimento técnico da área financeira e contábil. Essa capacidade mais sofisticada e técnica é fundamental para um cargo estratégico dentro empresa, pois é a partir dele em que as pessoas se inspiram e as principais e mais difíceis decisões acontecem. Dessa forma, é inerente às responsabilidades do cargo, um desempenho de excelência, o que exige grande conhecimento desse hard skill.

3 dicas para se tornar um ótimo CFO

A primeira dica para se tornar um ótimo Chief Financial Officer está atrelada a uma das principais características de um bom CFO – a capacidade de construir um bom time, ou seja, a capacidade de se tornar um bom líder.

Para melhores explicações de liderança, confira: LIDERANÇA: CONHEÇA ATITUDES TRANSFORMADORAS DE UM BOM LÍDER 

A segunda dica está vinculada à capacitação técnica. Essa dica, por mais que possa parecer simples demais para um CFO e – de certa forma – banal para alguns cargos, têm extrema importância. Afinal,  um ótimo Diretor Financeiro só pode tomar decisões de forma estratégica e assertiva, caso tenha conhecimento suficiente pra entender todas alternativas e escolher aquela que mais faz sentido à companhia.

Por último, mas não menos importante, a terceira dica para se tornar um ótimo CFO é ter um acompanhamento e muito próximo ao resultado da empresa – tanto a partir de um Demonstrativo de Resultado do Exercício, quanto do acompanhamento do Fluxo de caixa empresa, pois essas ferramentas serão fundamentais para o gerenciamentos das estratégias de todas as áreas da empresa. 


Gostou do conteúdo? Então você também vai se interessar pelo nosso artigo sobre Liderança!

Publicado por