Consultoria empresarial: sinais que você precisa de uma

consultoria empresarial

Nesse texto vamos apresentar:

A consultoria empresarial é uma prática bastante antiga na história das organizações. Basicamente, desde o século XIX, quando surgiram os primeiros cursos de Administração, já existia a prestação de serviços por parte de terceiros para empresários e gestores exercerem suas funções com melhores resultados.

O que é consultoria empresarial?

Consultoria empresarial é uma organização que pertence ao segmento de empresas do setor de serviços. Nela, o principal objetivo desse modelo de negócio é diagnosticar problemas latentes dentro de outras empresas e indicar os caminhos para a resolução deles.

Além disso, muitas das consultorias ainda têm um papel de execução muito forte dentro dessas soluções para que sejam sanadas as dores de seus clientes.

A consultoria empresarial ainda apresenta vários desafios nas diferentes áreas das empresas. Por isso, muitas delas acabam optando por ter em sua proposta de valor, a especialização em determinada área, como comercial, estratégica, etc.

Não só relacionado às áreas das empresas, também temos consultorias empresariais que optam por não abranger todos os tipos de clientes. Ou seja, atendem uma parcela específica das empresas, tendo características específicas para cada tipo de negócio.

O que faz uma consultoria empresarial?

Mas o que de fato faz uma consultoria empresarial? No tópico anterior, explicamos de forma genérica a atuação das consultorias, onde diagnosticam problemas e resolvem-os, no entanto, a atuação vai muito além disso.

Pensando em uma jornada do cliente de consultoria, o primeiro passo para contratar a empresa é ter tido algum tipo de contato comercial da consultoria, o que acaba já sendo uma atuação da empresa.

Após isso, ao ingressar na rotina de clientes da consultoria, o serviço ofertado se estabelece por uma relação de muita troca entre cliente e consultoria, pois toda execução a ser feita é dependente do entendimento técnico da atuação do contratante.

Por fim, ao entendermos a relação que se estabelece entre consultoria empresarial e empresas, destacamos a execução do serviço de consultoria a partir de um método de execução, considero um ponto vital para empresas do setor, é por ele onde a consultoria realiza suas entregas, de acordo com o andamento de suas atividades.

Ou seja, caso estejamos falando de uma consultoria empresarial focada no setor comercial, enxergamos que um dos principais pontos podem estar atreladas. Assim, pode ser diagnóstico do comercial do cliente e desenho de um estrutura comercial ideal, para que haja a solução do problema apresentado pelo cliente.

Benefícios de contratar uma consultoria empresarial

Ao contratar uma consultoria empresarial é inegável que os benefícios são muito extensos. No entanto, o envolvimento, entrega e comprometimento do cliente junto à atuação desse serviço são fundamentais para o melhor desempenho e resultado da consultoria.

Dessa forma, ao imaginarmos um cenário de muita troca entre empresa e consultoria, podemos destacar alguns principais benefícios de se contratar esse tipo de serviço.

O primeiro deles é no sentido de relacionamento, visto que, a consultoria tem um papel fundamental em tomar as decisões de forma conjunta dos sócios. Assim, ao encontrarmos o denominador comum de relacionamento entre ambos fortalece com que as decisões da empresa sejam compartilhadas e trabalhadas em conjunto.

Junto a isso, além de tomadas as decisões de forma mais assertiva, a empresa tem o imensurável bônus de ter um “cargo” composto de um time de consultores. Eles vão analisar as ferramentas financeiras da empresa e os indicadores para que essas decisões sejam tomadas de forma completa. A meta é não ter a visão míope que muitas empresas acabam tendo por não consultar as informações chaves. Elas vão impactar não só na operação, como também, na estratégia que há por trás da execução.

Tipos de consultoria empresarial

Como trabalhamos nos parágrafos anteriores, dentro do mundo da consultoria empresarial, podemos ter diversos tipos de atuação. Sendo assim, muitas empresas acabam por se especializar em alguma área específica das empresas e/ou se especializar em segmentos específicos de empresas. 

Consultoria em Gestão

A 4CINCO, por exemplo, é uma empresa focada em gestão para empresas que vão desde o estágio inicial da jornada de maturidade até empresas com um grau elevado de complexidade. No entanto, como o foco da consultoria é a gestão, acaba que esse tipo de empresa atua de maneira completa dentro dos clientes, assim, tocando em todas as áreas empresa.

Consultoria Comercial

A consultoria comercial, como o nome já diz, tem um foco específico na potencialização de faturamento e aumento do número de clientes por meio da captação de novos consumidores. Outro destaque da consultoria comercial é a capacidade de permear em empresas de segmentos diferentes e tamanhos diferentes em prol do mesmo objetivo.

Consultoria Financeira

Talvez a mais tradicional das consultorias empresariais, a consultoria financeira se destaca principalmente pelo aspecto financeiro. Dessa forma, a atuação desse tipo está atrelado ao entendimento de demonstrativos de resultado, fluxos de caixa e indicadores financeiros. O intuito é entender problemas da empresa por meio de uma estrutura e gestão financeira.

Consultoria em Marketing

A consultoria em marketing é uma das grandes novidades no mercado de consultorias empresariais. Assim como a consultoria comercial, a focada em marketing, procura gerar um aumento de faturamento e clientes por meio do marketing. Ou seja, ações relacionadas às estratégias digitais, físicas e de dados.

Quando contratar uma consultoria empresarial?

Por fim, você deve estar se perguntando “Quando devo contratar uma consultoria para minha empresa?”. Essa resposta pode ser muito difícil em um primeiro momento, mas fazendo uma análise crítica de sua empresa você vai perceber que facilmente pode precisar desse serviço em sua rotina.

Muitas empresas costumam ter os sócios muito atrelados à operação e isso faz com que as dores que ficam por trás da operação não apareçam. Assim, ao refletir e tentar entender os problemas estratégicos que a empresa possui, de acordo com o nível de maturidade vigente, você facilmente perceberá esses problemas de forma muito latente.

A título de exemplo, destaco um dos casos mais comum e que você pode facilmente se identificar. Muitos donos de empresa se sente preso ao trabalho de forma cíclica e nunca enxergam o resultado de fato da empresa. Ou seja, trabalham dia e noite e não tem clareza dos valores gerados e do resultado, assim tornam esse ciclo cada vez mais repentino e míope à empresa.

Dessa forma, uma empresa de consultoria em gestão facilmente poderia ajuda-lo a resolver esse problema e tantos outros que ainda não estão claros em sua cabeça.

Confira a jornada de gestão da 4CINCO!

Publicado por