A gestão por resultados é importante em um cenário onde a competição entre as empresas é cada vez maior, ter um alto desempenho e ser eficiente nos usos de seus recursos deixa de ser um grande diferencial para se tornar algo imprescindível para a sobrevivência e continuar existindo.
Com o objetivo de fazer mais com menos, o desafio então se torna identificar o que fazer, dentre todas as possibilidades, para que se possa gerar maiores resultados para o negócio.
Acrescenta-se a isso, a necessidade de buscar esse desempenho levando em consideração sistemas, fornecedores, clientes e a própria equipe.
Portanto, nesse contexto surge a gestão por resultados, ou Management By Objective (MBO), para o desenvolvimento empresarial, buscando focar nos resultados e no alinhamento para se atingí-los.
O que é gestão por resultados?
Gestão por resultados (MBO), é um conceito de gestão popularizado por Peter Drucker, uma das maiores referências da administração, que permite que gestores e suas equipes trabalhem de forma organizada em direção aos seus objetivos.
É o processo de definir os objetivos da empresa, e desdobrá-los em objetivos de cada gestor, líder e demais colaboradores. As metas dos colaboradores estão atreladas não apenas às metas da organização como também de sua área e/ou equipe.
Isso ajuda que todos enxerguem como seu trabalho e suas realizações se conectam e contribuem para os resultados da empresa. A medida que eles vão realizando suas tarefas, vai se reforçando o alinhamento entre atividades e resultados, aumentando drasticamente a produtividade
Vantagens e desvantagens da gestão por resultados
Conheça as principais vantagens de uma boa gestão por resultados:
- Objetivos personalizados: todos têm claro qual deve ser o seu foco e como isso contribuem para o todo
- Equipe: Motivação, sensação de pertencimento, engajamento, comprometimento do time tendem a aumentar, o que aumenta sua produtividade. A depender da cultura da empresa, pode ser um fator que aumente a retenção dos membros
- Melhora da comunicação da empresa: uma vez que todas discussões se voltam para o mesmo objetivo comum
Desvantagens
- Mau planejamento de metas: é comum que se preocupe mais em delimitar metas e objetivos para a equipe do que focar em alinhar isso com o todo e com o objetivo principal da empresa. Metas e objetivos individuais planejados de maneira desalinhada
- Estresse e desgaste psicológico mental dos colaboradores: como esse método fora muito em produtividade do indivíduo, os membros podem sentir alta pressão para atingir seus resultados, uma vez que o sistema irá privilegiar quem entrega mais. Isso pode contribuir com excesso de trabalho e estresse dos colaboradores, eventualmente até impactando no turnover.
- Competitividade entre colegas de equipe: o sistema de retribuição e promoção por entrega pode gerar um clima de competitividade interna, prejudicando o clima interno da empresa. É necessário constantes dinâmicas e reforços de cultura para promover a colaboração e diminuir esse risco.
Quais são os 3 pilares da gestão por resultados?
A implementação da gestão por resultados só terá sucesso se for acompanhada de alguns pilares culturais da empresa: transparência, objetividade e engajamento.
Transparência
É importante que os dados da empresa estejam o mais disponíveis e divulgados possível. Todos devem conseguir acessar suas métricas de sucesso, bem como de sua área ou da organização.
Se for possível, distribua essas métricas em cartazes e televisores por toda empresa, ou outras metodologias de gestão à vista.
É importante que se saiba a situação real, para que se possa trabalhar em cima dela. Isso inclusive incentivará para que as pessoas sejam mais transparentes entre si, dando feedbacks e opiniões sinceras.
Objetividade
É importante que os indicadores, metas e resultados sejam sempre expostos de maneira clara. Uma vez isso feito, as discussões da empresa devem ser sempre focadas no objetivo. Todas ações e iniciativas que forem feitas sem pensar nisso são desperdício.
Engajamento
Toda metodologia só irá funcionar se ela for internalizada por todos da empresa. Tente consultar os funcionários das discussões a respeito do futuro da empresa e das decisões a serem tomadas. Isso fará com que eles encarem elas como algo legítimo.
Outro ponto para engajar é a própria transparência. Se as pessoas conseguem acompanhar sua performance quando quiserem, elas poderão ser mais autônomas no seu trabalho e desenvolvimento
Como fazer gestão por resultados?
Confira os 5 passos para fazer uma boa gestão por resultados:
1- Objetivos da empresa
A primeira ação é definir os objetivos organizacionais. Comece pelas grandes metas da empresa, para em seguida partir para outras metas de desempenho da organização.
Você pode separar por áreas/ departamentos. Caso você não tenha feito isso ainda, você pode utilizar a metodologia Balanced Score Card (BSC)
2- Cascatear objetivos para funcionários
Após isso, use uma abordagem top-down para traduzir os objetivos departamentais em objetivos individuais, ou seja, comece pelas lideranças, para em seguida cascatear para coordenadores, supervisores até chegar em todos funcionários. Se certifique de escrever objetivos SMART.
3- Monitore e acompanhe os resultados da empresa
Vai ser necessário acompanhar os indicadores de sucesso para acompanhar a performance dos funcionários.
4- Avalie o progresso
Ao acompanhar o progresso dos colaboradores, você vai poder ver o desempenho com relação as metas. É hora de se comunicar com eles, dando feedbacks para melhorar quando necessário e reconhecendo vitórias quando ocorrer.
5- Recompensas por produtividade
Atingindo as metas de um certo período (trimestral, semestral ou anual), os funcionários devem ser recompensados por isso com bônus, promoção, elogios e outras premiações. Isso vai elevar a moral da equipe e manter eles motivados
Gostou do conteúdo? Então você também vai se interessar pelo nosso conteúdo sobre Gestão de Processos!