Você sabe o que é um planejamento tático? Para que serve esse tipo de planejamento? Neste artigo iremos explicar o que é esse tipo de planejamento e qual a sua importância no dia a dia das empresas.
Para entendermos melhor seu conceito, vamos explicar usando exemplos práticos e explicando a diferença dos outros tipos de planejamento.
Traremos sobre como fazer um bom planejamento tático e quais ferramentas e metodologias podemos usar para colocar isso em prática no empresa.
Portanto, introduzir o planejamento no cotidiano da empresa é um grande avanço de gestão e pode ser uma das grandes causas de crescimento da organização.
O que é planejamento tático?
O planejamento tático é a ponte que une o planejamento estratégico e o planejamento operacional dentro da empresa. Assim, ele é que destrincha os objetivos estratégicos e desdobra eles nas suas respectivas áreas dentro da empresa.
Ele traduz os objetivos maiores para as suas áreas e constrói as condições necessárias para que as metas possam ser atingidas.
Dessa forma, os planos do planejamento tático são voltados para médio e pequeno prazo e contém um nível de detalhes maior do que o planejamento estratégico. O tático deve criar seus próprios objetivos para a empresa e esses devem estar alinhados e garantir que os objetivos de longo prazo da empresa sejam alcançados.
Depois que temos uma estratégia que está definida e planejada para longo prazo, então partimos para o desdobramento tático. Isso vai pautar a execução e garantir que o planejamento estratégico saia do papel.
Planejamento tático: exemplos
Mas como o planejamento tática se traduz no dia a dia? Nós desdobramos a estratégia em objetivos e criamos indicadores para cada uma dos objetivos.
Cada indicador deverá conter prazo, objetivo e meta. Só assim conseguiremos metrificar e tomar decisões em cima da situação da empresa referente aquele indicador.
Por exemplo, com base na sua estratégia, foi definido que uma empresa de consultoria precisa aumentar o seu número de clientes. Mas para que possamos controlar esse indicador, precisamos definir uma meta, qual o prazo e qual o objetivo para esse indicador.
Então se formos traduzir isso da maneira correta, deveria ser: Adquirir 20 clientes em 2022 ou aumentar o número de clientes ativos em 10% em 2022. Dessa forma, conseguimos metrificar e controlar esse indicador para que possamos tomar decisões em cima dele.
Para que serve o planejamento tático em uma empresas?
Quando construímos um planejamento estratégico bem feito, com missão, visão e valores, criamos ciclos estratégicos e desdobramos isso em objetivos estratégicos. Assim, chegamos na hora de colocar em prática tudo o que foi pensado para a empresa.
Nessa hora que o planejamento tático entra em ação. Ele serve para detalharmos os objetivos em indicadores e controlarmos o dia a dia da empresa em cima disso. Assim, com objetivos definidos, indicadores bem construídos, conseguimos construir planos de ação para atingir nossas metas.
Então ele serve para guiar a rotina dentro da empresa e assegurar que tenha um acompanhamento para conseguir alcançar os objetivos de longo prazo.
Qual a importância de um planejamento?
Um planejamento é como um guia para sua empresa. Dessa forma, não ter um, é como ir viajar sem saber para onde ir e sem ter um mapa na mão. Portanto, ele é o norteador das ações da empresa e é por ele que começa toda a estratégia e a tomada de decisão.
Por fim, toda empresa precisa de uma estratégia para nortear seu crescimento e controlar os objetivos traçados.
Planejamento tático, estratégico e operacional: entenda as diferenças
Abordamos a importância de um planejamento para uma empresa e tudo isso nasce construindo a sua estratégia. Essa construção começa no planejamento estratégico. Onde é preciso olhar para a empresa como um todo e definir missão, visão e objetivos de longo prazo.
O papel do planejamento tático é colocar toda a estratégia em prática. Iremos desdobrar os objetivos criados em indicadores para controlar as ações e assegurar o cumprimento dos objetivos no fim dos ciclos estratégicos.
Enquanto isso, o planejamento operacional é onde são executados os planos de ação definidos a partir dos indicadores. Ele traduz as ações no dia a dia. É o detalhamento mais minucioso que teremos em questão de planejamento. É onde vai dividir as tarefas para conseguir bater as metas.
Conheça suas etapas
Para desenharmos um bom planejamento tático, nós devemos realizar alguns passos antes:
Construir um planejamento estratégico que contenha missão, valores, ciclos e objetivos estratégicos. Definindo toda a estratégia do negócio.
A partir disso, iremos traduzir os objetivos em indicadores e metas. Pois quem não tem meta, não gerencia. E para que possamos controlar esses indicadores da melhor forma, cada um deles deve conter: meta, objetivo e prazo.
Depois disso, nós iremos para a execução. Faremos projetos estratégicos para atingir tais objetivos.
Ou seja, resumindo: nós criamos a estratégia, depois desdobramos em objetivos, traduzimos em indicadores e definimos metas para esses indicadores. E os responsáveis por atingir essas metas, serão os projetos estratégicos.
3 dicas para fazer um bom planejamento tático:
Entenda o tamanho da sua empresa e a realidade da sua empresa. Uma empresa precisa definir metas desafiadoras, para sair da zona de conforto, porém, essas metas têm que ser atingíveis. Uma empresa que fatura R$ 50.000 reais por mês, não pode colocar uma meta de no próximo faturar 1 milhão.
As metas para os indicadores vão se definir com base em três premissas:
- Capacidade de execução: o quanto a sua equipe pode performar.
- Estrutura histórica: fazendo uma análise do passado da empresa.
- Gap: entender o quanto falta para alcançar onde sua empresa deseja chegar.
Quando estabelecer a meta, isso motiva o time. Então metas criadas corretamente, se traduzem em ações constantes no dia a dia para o seu cumprimento e motivam a equipe que trabalha no negócio.
O que não pode faltar em um planejamento tático?
Não pode faltar indicadores. Como comentamos, quem não tem metas, não gerencia. E quem não gerencia, não tem controle sobre o seu negócio. Criar metas e indicadores é imprescindível para qualquer negócio.
Não pode falar uma ferramenta gerencial. Quando não temos como metrificar o desempenho e não temos o controle sobre isso de maneira nenhuma, ficamos perdidos. Uma ferramenta com os indicadores preenchidos e acompanhados da maneira correta, nos dá o poder de tomar decisões em cima disso.
Ferramentas para ajudar a fazer um planejamento tático
Você precisa de ferramentas para controlar os indicadores e as ações que foram definidas e priorizadas a partir dos objetivos estratégicos.
Para isso temos duas ferramentas que poderão ser usadas para controle de tarefas e planos de ação e outra para gerenciamento e controle dos indicadores:
- ASANA: É um gerenciador de tarefas que serve para controlarmos e organizarmos os planos de ação que são postos em prática na rotina da empresa.
- EXCEL: É sempre uma ótima opção personalizável para construir uma planilha de controle de indicadores do negócio. Nela você consegue ter o histórico e ir acompanhado o crescimento registrando tudo nessas planilhas de controle.
- SISTEMAS: Cada empresa é única e tem suas peculiaridades, para definir o sistema ideal, precisa entender quais as necessidades da empresa e qual sistema tem a capacidade resolver esses problemas.
Gostou? Então saiba mais sobre planejamento estratégico e como construir um!